Projeto Livre de Cáries comemorou 20 anos em Vanini

Aconteceu na semana passada, na E. E. Cônego Bardin, em Vanini, a entrega de certificados para os alunos vaninenses que alcançaram as metas do “Projeto Livre de Cáries”.

O Projeto Livre de Cáries foi sendo construído e aprimorado gradativamente ao longo de 20 anos para combater a precária Saúde Bucal da população vaninense, encontrada em 1997. Com a adesão do Município ao então PSF, em 1999, e posteriormente ao PSF – Saúde Bucal, em 2002, o Projeto foi sendo reestruturado para atender exigências do Programa do Ministério da Saúde, sem contudo perder a sua essência.

Atualmente, o projeto se enquadra dentro da Política de Saúde Bucal da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e vem apresentando bons resultados, pois é dinâmico no tocante a flexibilidade em adotar novas estratégias frente aos desafios que vão surgindo ao longo da caminhada, priorizando gestantes, bebês, crianças, adolescentes e portadores de necessidades especiais.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal, Flávio Gabriel da Silva, prestou homenagens à Drª Ione Ehlert Oro, responsável pelo Projeto e à funcionária municipal, Margarete Lusa, que há 20 anos auxilia a dentista, e reafirmou o compromisso da Administração com a saúde e o bem estar da população.

– O Projeto Livre de Cáries é destaque nacional pelo seu alcance na prevenção de cáries e pela manutenção ao longo de diversas gestões municipais. O nosso compromisso é manter o projeto e ampliar o seu alcance, afirma o prefeito Flávio.